O que é o Stress (ou estresse)?

O estresse é a sensação de estar sob extrema pressão mental ou emocional. O estresse é uma resposta física normal a eventos que fazem com que uma pessoa se sinta ameaçada ou perturbe seu equilíbrio de alguma forma. Quando uma pessoa sente o perigo, as defesas do corpo entram em ação em um processo automático rápido, conhecido como modo de “luta ou fuga” ou resposta ao estresse. A resposta ao estresse é a maneira do corpo de protegê-lo. Mas, além de um certo ponto, o estresse deixa de ser útil e começa a causar grandes danos à saúde, humor, produtividade, relacionamentos e qualidade de vida.

Todos nós lidamos com o estresse, mas de maneiras diferentes, o estresse não é uma doença, mas afeta a maneira como nos sentimos, pensamos e nos comportamos, e se não for abordado, pode causar doenças graves. A exposição prolongada ao estresse pode levar a sérios problemas de saúde, estresse crônico perturba quase todos os sistemas do corpo, aumenta a pressão sanguínea, suprime o sistema imunológico, aumenta o risco de ataque cardíaco e derrame, contribui para a infertilidade e acelera o processo de envelhecimento .

O estresse a longo prazo pode até mesmo prejudicar o seu cérebro, levando a uma maior vulnerabilidade à ansiedade e à depressão. Reconhecer os sinais de estresse ajudará você a encontrar formas de enfrentá-lo e lidar com ele e evitar complicações sérias. O estresse afeta a mente, o corpo e o comportamento de várias maneiras, isso pode ser físico, emocional, cognitivo e comportamental.

Sinais de estresse

Os sinais de estresse são:

  • Dor de cabeça e dores no corpo
  • Diarreia – Náusea
  • Constipação
  • Tontura
  • Dor no peito, pressão alta
  • Batimentos cardíacos acelerados
  • Perda do desejo sexual
  • Resfriados frequentes
  • Mau humor e irritabilidade
  • Agitação
  • Incapacidade de relaxar
  • Senso de solidão
  • Depressão ou infelicidade geral
  • Problemas de memória
  • Dificuldade de concentração
  • Mau julgamento e arrependimentos
  • Negatividade
  • Ansiedade
  • Sentir-se oprimido
  • Tendência ao Isolamento
  • Comer demais ou menos
  • Dormir muito ou pouco
  • Negligenciar responsabilidades (procrastinar)
  • Constante preocupação
  • Usar álcool, drogas, cigarros para relaxar
  • Roer unhas, canetas etc…

As causas do estresse são internas e externas, com os fatores internos sendo problemas psicológicos, como preocupação, medo, culpa, frustração, ansiedade e os fatores externos sendo trabalho, relacionamentos, família, finanças e saúde entre outros.

Dicas para reduzir seu Stress

  • Entenda o que está lhe estressando e tome medidas para lidar com a situação, em vez de ignorá-la, porque ela não desaparecerá até que você a resolva.
  • Tenha bastante descanso e sono para um equilíbrio saudável tanto para o corpo como para a mente.
  • Tire um tempo para se exercitar, pois o exercício produz hormônios que induzem sentimentos positivos.
  • O uso de técnicas de respiração e relaxamento ajudará a acalmar sua mente.
  • Evite pessoas e situações que causam estresse.
  • Verifique e reavalie sua dieta,  uma dieta saudável e balanceada é muito importante
  • Evite toxinas como drogas, álcool, nicotina e também reduza a cafeína, pois essas substâncias criam desequilíbrio em seu corpo e aumentam os níveis de estresse.
  • Fale com alguém, um problema compartilhado é um problema pela metade. Se você acha que é demais e não está lidando com isso, busque auxilio médico.

A Hipnoterapia pode ser uma arma valiosa para o controle do estresse. A sessão de Hipnose para estresse gira em torno de ajudá-lo a aprender a relaxar e também a aprender alguns gatilhos que irão ajudá-lo a lidar com os sintomas físicos da condição, que por sua vez lhe permitirá fazer alterações físicas que você precisa fazer em seu vida.

Agende hoje a sua sessão, e tenha mais qualidade de vida.